Mountain Do Chapada dos Veadeiros reúne 500 participantes em sua primeira edição
Corredores experientes e estreantes em corrida de trilha enfrentaram no último sábado (31/10) os desafios do Mountain Do Chapada dos Veadeiros, realizado na Fazenda São Bento, em Alto Paraíso de Goiás (GO). A primeira edição do evento na região contou com 500 inscritos de diferentes estados brasileiros, distribuídos nas distâncias de 21, 14 e 7 km em percursos que combinaram trilhas técnicas, subidas e descidas, trechos de estrada de terra, cachoeiras e paisagens características do Cerrado.
Depois de semanas de chuvas intensas na região, o clima colaborou com os corredores e, às 7h30, horário da largada, o céu estava nublado e com uma leve garoa. Em alguns trechos do percurso, os corredores se depararam com travessias de rios e era impossível não molhar o tênis, o que deixou a prova ainda mais desafiadora, principalmente para os corredores de primeira viagem.
Na prova principal, Helio Hadad conquistou o título em sua primeira participação em uma etapa do Mountain Do ao marcar 1h33min59. “Foi um percurso super divertido. A gente passou por cachoeiras, partes técnicas, tinha muita pedra e descemos e subimos estradões”, comenta o representante de Formosa (GO). “A galera acertou no percurso”, elogia o campeão. Marcio José da Silva foi o segundo com 1h38min06 e José dos Santos o terceiro com 1h45min57.
No feminino, Mônica Lupatini conquistou a vitória nos 21 km e destacou as características da prova. “Foi um percurso espetacular, maravilhoso e muito bem marcado. O tempo ajudou demais. Estou muito contente de ter participado da primeira edição do Mountain Do na Chapada e muito feliz por ter conquistado o primeiro lugar”, comemora a atleta que finalizou a prova em 2h09min08.
A vice-campeã, Kariny Momm, precisou de atendimento médico após sofrer uma queda durante a prova e, ao saber que a primeira colocada havia passado por ela, chegou a pensar em desistir, mas decidiu continuar. “Fui correndo com dor, dentro do meu limite, mesmo com as pessoas me dizendo para parar”, relata a catarinense de Florianópolis. “Foi uma prova muito técnica, mas com um percurso lindo. A gente corria olhando todo o Cerrado, cachoeiras e ainda passamos por uma aldeia indígena”, ressalta a corredora, que marcou 2h14min09. Sara Gómez foi a terceira dos 21 km com 2h17min22.
Nos 14 km, os vencedores foram Cleudo Edson Rodrigues, no masculino (1h16min50), e Flávia Gisele da Silva, no feminino (1h17min27). Para Cleudo, a conquista teve um significado especial. “Era meu sonho vir para cá e fazer alguma prova na Chapada. Conseguir participar do Mountain Do e ainda ser o primeiro colocado geral foi uma experiência incrível”, afirma. O segundo lugar ficou com Cleiton dos Santos (1h17min11), seguido por Eduardo Morbeck (1h19min21).
Já Flávia, acostumada a correr nas trilhas de Minas Gerais, considerou o percurso menos exigente em termos de elevação do que aqueles que costuma enfrentar. “Achei tranquilo porque em Minas temos mais elevações nas trilhas. Mas o percurso não deixa de ser desafiador”, avalia. A segunda colocação ficou com Gleise Botelho (1h23min13) e a terceira com Débora Machado (1h23min55).
Primeira experiência nas trilhas
O Mountain Do Chapada dos Veadeiros foi a oportunidade perfeita para vários corredores experimentarem as trilhas pela primeira vez. Foi o caso de Isabela Stochiero, campeã dos 7 km, que saiu encantada após sua primeira prova de trail running.
“Foi minha estreia e eu amei. Para quem não corre trilha, é uma prova super possível. Eu vim com um grupo de amigos que também não corre, mas eles estão aqui porque vale a pena”, conta. Isabela, que está acostumada às corridas de rua. “O clima foi perfeito, o começo das trilhas foi meio difícil, mas valeu a experiência”, completa a atleta que marcou 45min19. Débora Gonçalves foi a segunda colocada com 48min12, seguida por Fernanda Lima (50min58).
O campeão masculino dos 7 km, Felipe Batista, de Brasília (DF), também elogiou o contato com a natureza. “O ambiente é lindo, em contato direto com a natureza e uma prova fora do normal. Recomendo para todo mundo que nunca fez”, enfatiza o atleta que marcou 44min27. Ele foi seguido por Tiago Marques (47min10) e Jean Tierry Martins (51min16).
Mountain Do confirma retorno à Chapada dos Veadeiros em 2027
A estreia na Chapada dos Veadeiros marcou a chegada do Mountain Do a um dos destinos mais emblemáticos do Cerrado brasileiro. A etapa faz parte do Circuito Raízes, que reúne provas em diferentes biomas do país, combinando desafios esportivos, turismo e contato com a natureza.
“O Mountain Do chegou pela primeira vez ao Cerrado com o nosso Circuito Raízes e foi um grande sucesso. Recebemos atletas de diversos estados do Brasil, que adoraram os desafios do percurso, e já podemos adiantar a data do ano que vem: 27 de junho”, ressalta Kiko Santos, diretor geral do evento.
Sobre o Mountain Do
Criado em 2003, com uma prova de revezamento de 75 km em torno da Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), o Mountain Do é o mais antigo circuito de trail running do Brasil e o maior em número de eventos. A organização reúne suas provas em quatro circuitos: Raízes, com etapas em diferentes biomas brasileiros; Elements, com destinos de paisagens icônicas; Explorer, voltado a expedições internacionais; e by MTDO, formado por eventos que levam o selo Mountain Do.
A etapa Mountain Do Chapada dos Veadeiros é uma realização da Sports Do, com patrocínio da Caixa e apoio da Pousada Fazenda São Bento.
