Mountain Do Costão do Santinho combina esporte, natureza e programação cultural

Na próxima sexta e no sábado (24 e 25 de julho), Florianópolis receberá a edição 2026 do Mountain Do Costão do Santinho, evento de corridas em trilha com percursos de 5, 9, 21 e 42 km, que passarão por dunas, praias, trilhas e morros da região norte da ilha. Além da parte esportiva, o evento terá palestras com personalidades do esporte e show da banda catarinense Dazaranha. 

A programação oficial começa na sexta-feira (24), com a abertura da Expo Mountain Do no Costão do Santinho Resort, espaço dedicado ao encontro entre atletas, marcas parceiras e comunidade outdoor. Atletas e o público geral poderão visitar expositores, participar de ativações, degustações e acompanhar uma série de palestras gratuitas. 

Entre os convidados estão:

  • Émerson Iser Bem, campeão da São Silvestre de 1997 e o único brasileiro a ter derrotado o queniano Paul Tergat. 
  • Carlos Dias, primeiro sul-americano a cruzar os quatro desertos extremos do planeta;
  • Juan Maria Jimenez, atleta espanhol que se tornou top 10 do Ultra Trail du Mont Blanc, maior prova de corrida de montanha do mundo.
  • Valdir Braga, referência internacional em fisiologia, pesquisador, professor e criador do canal Corrida e Performance no YouTube.

No sábado (25), os atletas encaram percursos de 42, 21, 9 e 5 km com largadas a partir das 6h30 da manhã. “No Mountain Do Costão do Santinho, o corredor encontra diferentes desafios ao longo de um mesmo percurso, em terrenos envoltos por Mata Atlântica preservada. As trilhas exigem atenção, estratégia e capacidade de adaptação”, ressalta Kiko Santos, diretor geral do evento. “Queremos que cada participante viva uma experiência de conexão com a natureza e conheça, correndo, algumas das paisagens mais bonitas do norte da Ilha de Florianópolis”, completa.

Esporte e preservação 

O Mountain Do reforça seu compromisso com a preservação ambiental, já que parte do valor das inscrições foi destinada para a gestão de unidades de conservação do município de Florianópolis. Uma das áreas beneficiadas é o Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas, área de conservação por onde passa parte do percurso.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.