Circuito South Run aposta em ações concretas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Mais do que um circuito de corridas em meio à natureza, a South Run é um movimento que une esporte, comunidade e consciência ambiental. A próxima etapa, batizada de Costa Leste, acontece no dia 18 de maio, e leva os atletas por trilhas e praias entre o Campeche, Rio Tavares, Joaquina e Mole, em percursos desafiadores de 15km e 25km, nas modalidades individual ou em dupla. Com largada às 7h no Point do Riozinho, na Praia do Campeche, a corrida reafirma seu compromisso com o respeito à natureza através de uma série de ações sustentáveis.
Desde sua concepção, a South Run é pensada para minimizar impactos ambientais. A idealizadora do circuito, Mada Bernal, explica que a sustentabilidade é uma prioridade em todas as etapas da organização. “Correr em um paraíso natural como o sul da ilha exige responsabilidade. Por isso, tomamos decisões conscientes para reduzir ao máximo o impacto ambiental da prova, com escolhas que envolvem desde os materiais dos kits até a gestão correta de resíduos”, afirma.
Para garantir a destinação correta dos resíduos, a prova conta com a parceria de Monique Cardoso, especialista em Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos. “A ideia vai muito além de simplesmente descartar corretamente. Trabalhamos para reduzir ao máximo a geração de resíduos, desde a escolha dos materiais até as estruturas do evento. Tudo é separado, tratado e rastreado com destino correto”, afirma.
Os kits serão entregues em ecobags de algodão, sem o uso de embalagens plásticas, e as camisetas da prova também virão desacompanhadas de sacos descartáveis. No local da largada e chegada, serão usados residuários reutilizáveis, sem sacos de lixo convencionais. Os resíduos recicláveis, como os copinhos de água, serão encaminhados à cooperativa de reciclagem Amigos da Natureza. Já os resíduos orgânicos terão como destino a compostagem, e os rejeitos serão entregues à Comcap, com a devida destinação.
“Existe ainda o incentivo para que os atletas tenham suas garrafinhas e utilizem meios próprios de hidratação, para que a gente possa reduzir ainda mais o número de descartáveis” conta Mada. A sustentabilidade faz parte do DNA do circuito, que cresce a cada edição, mantendo o respeito pela natureza como prioridade. “A gente quer que o atleta vá embora com uma medalha no peito e a certeza de ter feito parte de algo maior, que respeita o ambiente que nos acolhe”, completa a organizadora do evento.
As inscrições para a etapa Costa Leste podem ser feitas no site https://eventos.southrun.com.br/