Ultramaratona dos Perdidos, a primeira SkyMarathon® do Brasil

No dia 13 de julho todos os olhos se voltarão para a 11ª edição da Ultramaratona dos Perdidos, em Guaratuba, Paraná, que contará com novos percursos e nova sede da arena.

No sábado, skyrunners disputarão a SKYULTRA com 51 km de extensão e 3.100 metros de ganho altimétrico, passando pelo pico mais alto da região, o Morro Araçatuba a 1.673 metros de altitude. A corrida também passará pelo icônico Morro dos Perdidos a 1.500 metros de altitude, lugar que carrega infinitas histórias emocionantes de cada skyrunner que passou por lá, com muitas fotos marcantes dos atletas atingindo seu pico ao amanhecer do dia.

Em 2024, a corrida fará parte do Skyrunner® Brazil Series e deverá contar com expressiva participação de atletas de elite do país.

Valmir Lana, organizador, comenta: “A Ultra de Perdidos está de casa nova, a arena do evento será no Parque Araçá, onde é a base para a subida do Morro do Araçatuba. Com todos percursos renovados, o evento promete um desafio ainda maior e com paisagens ainda mais belas, o que faz da Ultra dos Perdidos um dos maiores do Brasil. Estamos em nossa 11ª edição e já temos grande número dos melhores atletas do Brasil confirmados e estaremos por mais um ano fazendo história pelas montanhas do Paraná.”

A Ultramaratona dos Perdidos foi a primeira SkyMarathon® do Brasil, oficializada em 2017 junto com a entrada do Brasil como Membro Aspitante da ISF através de Ricardo Beraldi. A seguir, em 2019, foi palco de um grande marco na América do Sul, a realização da primeira edição do Campeonato Sul-Americano de Skyrunning, com as disciplinas SKY e SKYULTRA.

Desde 2020, o Brasil tornou-se Membro Pleno da ISF, com a nomeação de Rafael Aquino como presidente. Desde 2022, realizamos as mais incríveis corridas do país em parceria com diversas organizações, muitas em áreas protegidas, obtendo benefícios para a população local em termos de visibilidade, visitantes, boa conduta, segurança e gestão.