Terceira etapa do Skyrunner World Series 2024 terá duas brasileiras no start list de elite

Linabel Araujo e Rosa Kuglin competirão na maior skyrace da França no dia 5 de maio

A cidade de Saint Honoré receberá a 9ª edição da SkyRace des Matheysins, prova válida pelo SkyRunner World Series 2024. O Brasil estará representando pelas atletas Linabel Araujo e Rosa Kuglin.

Começando na cidade de St Honoré, o percurso de 25 km com 2.000 metros de desnível, sobe o “Sentier du Diable” (“O Jardim do Diabo”) que possui 43 curvas fechadas, para chegar ao topo do “Le Pérolier” em 2.183 metros de altitude.

Linabel chegando em 5ª colocada da Garmin Epic, 2022

A mineira Linabel Araujo está acostumada com o ambiente do Skyrunner World Series. Ela esteve em 2022 na Garmin Epic Vall de Boí na Espanha, 2023 na UTCB do Peru e na Grande Final, o SkyMasters em Limone, Itália.

Em 2024 será um pouco diferente, pois ela disputará o ranking geral do circuito Skyrunner World Series ao participar de quatro etapas e o SkyMasters em 16 de novembro, na Espanha. Linabel qualificou para o SkyMasters 2024 ao vencer a Base Vertical em 23 de fevereiro, Bahia.

“Vejo que, em um cenário de competições internacionais é uma oportunidade para me aproximar da atleta que quero me tornar. O nível competitivo do SWS é muito alto, esse cenário desafiador faz com que eu eleve meu nível de técnica e performance.” — comentou Linabel.

O resultado de maior destaque da atleta foi no SWS 2022, chegando em quinta colocação geral feminina da Garmin Epic Mountain Festival Vall de Boí, Espanha. E mais recente a atleta conquistou a vaga da seleção brasileira para disputar os títulos Vertical, Sky e Combinado no Campeonato Mundial de Skyrunning 2024.

“Com o convite para correr na elite Skyrace des Matheysins, vou acumular mais um ano de experiência internacional em montanha e poder garantir o nome do Brasil entre as melhores do mundo. Este circuito europeu promete ser acirrado e eu estou pronta para entregar o meu melhor.” — acrescentou a atleta.

Rosa Kuglin na Insanity Mountain Pico da Bandeira 2023 em Alto Caparaó, Minas Gerais

A paranaense Rosa Kuglin competirá pela segunda vez no SWS. Em 2023 ela integrou o time de atletas qualificados que disputou o SkyMasters em Limone e obteve o melhor resultado brasileiro feminino, conquistando a 45ª colocação na corrida mais competitiva da temporada 2023.

A atleta também foi a grande campeã da primeira edição do Skyrunner® Brazil Series, em 2023. Seus resultados garantiram a ela largar na elite feminina da Skyrace des Matheysins de 2024.

Para conquistar a vaga para o SkyMasters 2024, a atleta deverá conquistar o TOP20 feminino da Skyrace des Matheysins.