Jasmin Paris fez história ao se tornar a primeira mulher a completar a Barkley Marathons

A atleta britânica Jasmin Paris fez história esta manhã, tornando-se a primeira mulher na história a Barkley Marathons com o tempo de 59h58m21s. Em seus 38 anos, a Maratona de Barkley viu milhares de pessoas iniciarem seu percurso, mas apenas 17 atletas terminaram a corrida. Nenhuma mulher havia finalizado. Até agora.

A rota segue cinco voltas de 20 milhas pelo parque estadual, subindo mais de 54.000 pés. Cada volta começa e termina no portão amarelo, onde as equipes de apoio acampam. Aqueles que completam três dos cinco loops recebem o status de finalizador de ‘fun run’.

No entanto, a rota exata muda anualmente e a falta de GPS impossibilita que os pilotos façam uma revisão completa antes de começar. Sem falar que não há postos de socorro, sendo a maior parte do percurso composto por trilhas.

No percurso, os competidores devem encontrar livros de honestidade escondidos pelo percurso e arrancar a página correspondente ao seu número de peito (que muda a cada volta). Se o corredor não apresentar a página de cada livro ao final de cada ciclo, será desclassificado. Entre nove e quatorze livros foram escondidos no curso, e o número muda anualmente.

Ao longo dos anos, muitas atletas femininas incríveis participaram da corrida, incluindo Nicky Spinks, Courtney Dauwalter, Amelia Boone, Liz Canty, Stephanie Case, Maggie Guteral, Nicki Rehn e Kaz Williams.