Terceiro dia do Atleta DNA é marcada por vitória masculina decidida por segundos na prova de downhill
O terceiro dia do Desafio Atleta DNA da Expedition JaraguáSky, nesta quarta-feira (15), trouxe uma das etapas mais tensas da competição até agora. Em um percurso de 5km com 560 metros de desnível, realizado no Mirante do Vale, os atletas enfrentaram uma prova de contra-relógio, com largadas individuais a cada minuto — do último ao primeiro colocado na classificação geral.
Descida forte e decisão nos detalhes
O percurso, predominantemente em descida, possuía trechos rápidos e final em terreno plano, onde ainda era necessário encontrar força para a última aceleração.
No feminino, Mariana Aparecida dos Santos voltou a ser destaque ao conquistar mais uma vitória, com o tempo de 17min28, garantindo também mais um cheque de R$ 1.000 e sua permanência na Casa do Líder.
A atleta, um dos principais nomes desta edição e representante da nova geração, destacou a superação pessoal na prova:
“Eu não tenho muita confiança na descida, sempre achei que não era boa nisso. Mas coloquei na minha cabeça que faria a melhor descida possível — e foi a melhor da minha vida. Quando me anunciaram como campeã, me emocionei. Estou conseguindo entregar o que eu treinei.”
Ainda sobre a liderança, Mariana foi direta:
“Eu avisei que não faria a mala. Se eu fizer a mala, é porque estou entregando a toalha — e eu quero ficar na Casa do Líder.”

(Emanuel Galafassi/ JaraguáSky)

(Emanuel Galafassi/ JaraguáSky)
Disputa masculina decidida por segundos
No masculino, a vitória ficou com Rudney Andre, que completou a prova em 15min14, aproveitando sua habilidade em descidas para somar pontos importantes na competição.
“Foi uma prova dura. A descida cobra bastante, mas é uma das minhas especialidades. Fiquei focado no relógio para manter o ritmo e não quebrar.”
Logo atrás, uma disputa apertada marcou a etapa: Laurindo Nunes Neto, atual líder geral, cruzou a linha de chegada apenas 8 segundos após Rudney, mantendo-se no topo da classificação e garantindo mais uma noite na Casa do Líder.
“Foi diferente largar por último, mas tentei fazer o máximo de força possível para defender a liderança. Sabia que precisava me manter próximo dos melhores — e deu certo.”
Classificação geral ganha forma
Com a quarta etapa concluída, a classificação começa a se consolidar, mas ainda segue em aberto:
Feminino:
- Mariana dos Santos — 124 pontos
- Isadora Rosso — 104 pontos
- Izabela Germano — 88 pontos
- Jasieli Dalla Rosa — 79 pontos
- Juliana Stolarski — 70 pontos
- Ivania Rambo — 52 pontos
Masculino:
- Laurindo Nunes Neto — 114 pontos
- Rudney Andre — 90 pontos
- Cleverson Del Secchi — 84 pontos
- Kaio Martins — 82 pontos
- Cleber Maraga — 72 pontos
- Jeferson Lopes — 60 pontos
- Pedro Cazzola — 48 pontos
- Bruno Coelho — 38 pontos
Desafio segue com prova dupla e etapa noturna
A programação do Atleta DNA continua nesta quinta-feira (16), com mais um desafio exigente no Pico Malwee, em um percurso em formato “W”, alternando subidas e descidas.
Já à noite, os atletas ainda encaram a prova 13km Noturno BodyAction, novidade no calendário da JaraguáSky, que contará com estrutura especial, incluindo banda e churrasco no Pavilhão de Eventos de Jaraguá do Sul.
